O Indispensável Arroz

Um pouco de história

Originário da Ásia, possivelmente China, o arroz é hoje um dos principais alimentos na culinária brasileira. Foi uma das primeiras culturas agrícolas do homem, sendo cultivado há cerca de 5000 anos. Após as invasões árabes à Península Ibérica o arroz chegou ao sul da Europa e de lá acabou espalhando-se pelo mundo. Acredita-se que tenha sido trazido para as Américas por volta de 1694, encontrando condições climáticas favoráveis e espalhando-se por todo o continente.

É uma planta anual, da família das gramináceas, que pode atingir altura superior a 1 m. As sementes nascem em densas espigas, distribuídas em hastes. Após colhido é descascado e passa por um polimento a fim de adquirir a coloração branca que estamos acostumados a ver. O engorduramento deixa-o brilhante e a desidratação ajuda a conservá-lo. Quando os grãos são apenas descascados temos o arroz integral.

Não é só na alimentação que o arroz desempenha um papel de importância. Na China acredita-se que tenha alma, o que até certo ponto é facilmente explicável, já que vem do arroz grande parte do sustento da população, o que dá a ele um valor simbólico semelhante ao do pão na cultura judaico-cristã. O saquê, tradicional bebida japonesa, é uma aguardente preparada a base de arroz.

Valor nutritivo

No arroz branco grande parte do valor nutritivo do arroz perde-se durante o beneficiamento. Rico em amido, é uma grande fonte de energia. Já o arroz integral conserva grande parte de seus nutrientes, contendo proteína, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.





Você gostaria de receber em primeira mão as últimas receitas de nosso site? Então informe seu e-mail logo abaixo e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

 



Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.