Preparando um bom assado

Tudo o que se põe na grelha assa pelo calor emanado da lenha que arde

O modo de preparar a grelha, contribui e muito, mesmo que nem se tenha pensado nisso, para que o prato fique saboroso. A maneira mais correta de se fazer um grelhado é colocando a lenha e sobre ela distribuir muito bem um pouco de álcool, depois disso acenda-a com um fósforo comprido ou com um papel retorcido, sempre tomando muito cuidado para não ficar perto demais do fogo e queimar-se e também observe se o vidro de álcool encontra-se bem tampado e longe da grelha antes de acendê-la. Nunca use como combustível, cascas de lenha ou pedaços de papel, pois produzem muita fumaça, o que pode modificar o gosto dos alimentos. Em mais ou menos 25 minutos, a lenha já estará ardendo (caso seja necessário abane-a com um pedaço de papelão ou jornal dobrado). Quando a superfície da lenha se tornar cinzenta, significa que alcançou o calor máximo.

Para preparar carne na grelha, são necessários alguns utensílios e instrumentos de grande importância:

  • Tenazes para grelha
  • Espátula para virar a carne
  • Algumas “brochettes” (espetinhos para enfiar os pedaços de carne)
  • Um tabuleiro de metal, acanalado para recolher o suco
  • Talheres para trinchar os pedaços de carne maiores

A grelha deve estar untada e bem quente para evitar que a carne grude nos ferros. Mas unte com pouco óleo para que não pingue nas brasas, se isso acontecer as chamas subirão e torrarão a carne. Todo grelhado tem seu tempo médio de preparo que deve ser observado, e isso é calculado levando em conta o tipo de carne e sua espessura, também é importante a distância entre a grelha e o fogo, das dimensões da superfície que emite o calor, da temperatura e da direção do vento a que o grelhado estiver exposto. Em geral, a carne cortada em pedaços finos e pequenos assa mais rapidamente, por isso deve ser virada de um lado para o outro sempre e perto do calor, enquanto os pedaços mais grossos, embora no início precisem ficar mais próximos do calor, devem terminar de assar a uma maior distância das brasas, para evitar que queimem por fora e não assem o suficiente na parte de dentro.

Grill infravermelho

Nesta maneira de assar, a carne se dourará a alta temperatura, irradiada do grill infravermelho, pré-aquecido e aberto, que se observará o ponto quando as barras das grelhas estiverem vermelhas. Não se deve untar a carne com óleo, a menos que a receita o especifique. Se logo, no começo, se dá à carne a temperatura correta, os poros se fecham, formando uma espécie de casca, o que mantém o seu suco e suas substâncias aromáticas. É dessa forma que se obtém um assado suculento e crocante ao memo tempo.

Grill por Contato

É uma grelha elétrica, é muito apropriada para pedaços de carne de pouca espessura, pois os mesmos assarão ao mesmo tempo por baixo e por cima. Não é aconselhável para pedaços mais grossos, pois normalmente esse tipo de grelha somente doura a carne e não chegará a assá-la por dentro.

Chapa (frigideira – grelha)

A chapa deve ser bem untada e deve estar bem aquecida antes de se colocar a carne. Pois a carne assa devido à ação imediata do calor que vem de um só lado. E para que asse dos dois lados, deve-se virar a carne uma vez no sentido do comprimento e outra transversalmente pois, deste modo, devido às saliências da chapa, as marcas na carne terão um aspecto enredado.





Você gostaria de receber em primeira mão as últimas receitas de nosso site? Então informe seu e-mail logo abaixo e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

 



Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.