Mel – Um Doce Sabor

O mel, usado pelos antigos romanos e gregos como adoçante, a cada dia é mais valorizado. Nutritivo e gostoso de ser consumido, realça o sabor dos alimentos, de molhos, temperos e pudins, além de manter a umidade em assados. Contém vários açucares, entre eles a frutose e a glucose, rapidamente absorvidos pelo organismo e importantes fontes de energia. É rico em vitaminas B1, C, riboflavina, niacina e sais minerais.

Tipos de mel

Várias são as formas de encontramos mel no mercado, desde seu estado bruto, como em pedaços de favos, até o mel centrifugado e filtrado vendido em potes. Alguns tipos de mel recebem tratamento térmico para não cristalizar, entretanto a cristalização não significa deterioração do produto.

A cor do produto é extremamente variável. O sabor também pode variar bastante, sendo influenciado pelo tipo de flor utilizado pelas abelhas em sua produção e pela época em que o néctar foi recolhido.

A conservação do mel não exige muito, pois ele não se deteriora, mas seu sabor pode ser alterado em dois anos. Você pode guardá-lo em potes fechados e em temperatura ambiente.

Onde usar o mel

O mel mais líquido é utilizado na cozinha, tanto em geléias e doces como em pratos salgados. Em salgados é bastante utilizado para dourar a carne ou o frango, normalmente misturado a suco de laranja ou limão. Aos assados o mel acrescenta um sabor inconfundível e confere uma consistência mais macia e úmida. Mel líquido também é muito utilizado para o preparo de drinks.

O mel cristalizado pode ser consumido puro ou usado como acompanhamento para pão. Pode-se entretanto fazer com que o mel cristalizado torne-se novamente líquido, bastando para isso mergulhar o pote em água quente (60 a 70 graus celsius) por cerca de 30 minutos ou até que esteja na consistência desejada.

Dicas com mel

Em assados que utilizem mel observe que o fogo deve ser mais baixo, pois o mel cristaliza em uma temperatura mais baixa que a do açúcar e assim mantém sua consistência espessa.

O mel pode ser utilizado no lugar do açúcar. No preparo de geléias e sorvete caseiro você poderá utilizar na mesma medida do açúcar. No restante, como o mel é mais doce que o açúcar, recomenda-se que use uma quantidade menor.





Você gostaria de receber em primeira mão as últimas receitas de nosso site? Então informe seu e-mail logo abaixo e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

 



Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.